quarta-feira, 20 de março de 2013

14 músicas que mudaram a música


Por Thales de Menezes
Da Folha de São Paulo
 
Quem acredita que o rock and roll ajudou a formar sua personalidade ou influiu em seu comportamento, não importa a idade, precisa comemorar nesta sexta-feira.

No dia 22 de março de 1963, chegava às lojas de discos da Inglaterra "Please Please Me", o primeiro álbum dos Beatles. Para muitos, o mais importante da história.

É notório que o auge da banda foi com "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967), álbum que encabeça quase todas as listas de melhores discos do rock.

"Please Please Me" soa hoje ingênuo, coleção de canções sobre encontros e desencontros de namorados, longe da sofisticação musical de "Sgt. Pepper's". Mas a estreia dos Beatles em LP garantiu a sobrevivência do rock.

Depois que o gênero foi criado na década anterior por Elvis Presley, Bill Haley, Carl Perkins, Little Richard e outros pioneiros, uma enxurrada de novos "ritmos jovens" inundou o mercado fonográfico anglo-americano.

O rock correu o risco de definhar entre modas musicais como o twist e o calipso.

O sucesso de massa dos Beatles cruzou o Atlântico para disseminar entre os garotos a vontade de formar uma banda, numa dimensão que consolidou o rock até hoje.

Para um álbum que gerou tanto barulho e ainda está à venda 50 anos depois, até que "Please Please Me" foi gravado sem grande investimento.

Beatlemania

Depois do lançamento do primeiro single da banda, "Love Me Do", em outubro do ano anterior, os Beatles começaram a excursionar sem parar pelo Reino Unido.

Era o início do fenômeno que o mundo chamaria nos anos seguintes de "Beatlemania" -no Brasil virou "iê-iê-iê", pelo som do refrão "yeah, yeah, yeah" em "She Loves You", que os Beatles lançariam em agosto de 1963.

Tanto sucesso nos shows fez o produtor George Martin idealizar a gravação do álbum como uma simples repetição das canções para prensar em vinil. Assim, alugou por duas sessões de três horas o estúdio da gravadora EMI, que depois ficaria famoso pelo nome de seu endereço, Abbey Road.

A ideia era gravar mais algumas faixas para juntar com as quatro lançadas em dois singles: "Love Me Do"/"P.S. I Love You" (outubro de 1962) e "Please Please Me"/"Ask Me Why" (janeiro de 1963).

Às 10h, Martin e os quatro Beatles começaram a gravar. As duas sessões agendadas não foram suficientes. O produtor conseguiu mais uma, no mesmo dia. O tempo total no estúdio foi de 9 horas e 45 minutos, para dez faixas.

Um dos maiores hits do disco -e do grupo- também é o que tem a história mais curiosa. "Twist and Shout" exigia muito de John Lennon, com vocal forte, aos berros. E ele estava muito gripado no dia das gravações.

Martin resolveu deixá-la para ser gravada por último. E a voz de John resistiu a apenas uma tentativa, que é o vocal eternizado no vinil.

Por conta própria

Com oito canções escritas por Lennon e McCartney, "Please Please Me" esboçou um padrão que os Beatles buscariam sempre: compor e tocar todo o repertório.

A parada britânica na época era dominada por música romântica, e o álbum levou dois meses para chegar ao topo dos discos mais vendidos.

Permaneceu lá por 30 semanas consecutivas e só perdeu a primeira posição para... "With the Beatles", o segundo álbum do grupo.

O resto é história. A história da música pop.

 Lado A - As faixas que entraram para a história
 Conheça as 14 canções de "Please Please Me"

1. "I Saw Her Standing There"
Iniciada por Paul, completada por John. O título original era "Seventeen" (17, a idade da garota na letra). Paul copiou uma frase de guitarra do ídolo Chuck Berry na música "Talking' About You"

2. "Misery"
Foi a primeira música de Lennon & McCartney gravada por outro artista, poucos meses depois de o álbum ser lançado. O cover é de Kenny Lynch, um dos poucos negros do pop inglês da época

3. "Anna (GO To Him)"
Balada soul escrita e gravada em setembro de 1962 pelo cantor americano Arthur Alexander (1940-1993). John adorava a canção e a inclui nos shows

4. "Chains"
Lançada em 1962 pela banda Cookies, foi escrita pelo casal Gerry Goffin e Carole King. Ela depois se tornaria uma grande cantora dos anos 19960 e 1970

5. "Boys"
Gravada em 1960 pelo grupo vocal feminino The Shirelles. Primeira música com vocal do baterista Ringo Starr, que surpreendeu pelo vozeirão

6. "Ask Me Why"
Creditada à dupla, é mais de John do que de Paul. Foi lançada como lado B do single "Please Please Me"

7. "Please Please Me"
Segundo single da banda, chegou ao topo da parada inglesa no dia 22 de fevereiro
 
Lado B
 
1. "Love Me Do"
Primeiro single dos Beatles, saiu no ano anterior e já definiu o som do quarteto, com suas harmonizações vocais. Paul começou a escrevê-la aos 16 anos, em 1958. Andy White, músico contratado pelo produtor George Martin, toca bateria

2. "P.S. I Love You"
Composta principalmente por Paulm foi lado B de "Love Me Do", lançada em 5 de outubro de 1962. O músico free-lancer Andy White está de novo na bateria, deixando Ringo apenas com as maracas

3. "Baby It's You"
Como "Boys", do lado A, é outra canção do álbum que foi anteriormente gravada pelas Shitrelles. Quem assina a música é Burt Bacharach. Ela fez mais sucesso em 1969, com o grupo Smith

4. "Do You Want to Know a Secret"
George canta, mas John que escreveu, inspirado em canção do desenho "Branca de neve e os Sete Anões" que a mãe cantava para ele

5. "A Taste of Honey"
Era uma música instrumental de peça inglesa honônima de 1959. Ganhou letra depois e os Beatles resolveram gravá-la

6. "There's a Place"
Inspirada em "Somewhere", do musical "West Side Story", que tem o verso "There´s a place for us"

7. "Twist and Shout"
Grande hit dos Beatles, é um cover de um sucesso dos Isley Brothers

Nenhum comentário:

Postar um comentário